História

A denominação do município é de origem geográfica, em referência ao Ribeirão Jangada, que passa junto à sede municipal. No início da povoação de Jangada, seus moradores valeram-se muito da riqueza de transporte do Rio Cuiabá.

O histórico rio das entradas e bandeiras banha o município. Desta forma o pioneiro jangadense pôde contar com sua parceria em inúmeras oportunidades, desde os tempos em que Jangada ainda era chamada de “Passa Três” - denominação dada pelos antigos moradores do lugar.

O povoado em formação passou a ser chamado de Jangada em função do riacho que leva este nome, corta a sede municipal e despeja suas águas no Cuiabá.

A abertura da BR-29, em 1940, deu novo alento ao lugar, criando expectativas de progresso em sua gente. Posteriormente esta rodovia passou a se chamar BR-364, acesso para a BR 163 e para a MT-358, que dá entrada para Barra do Bugres e Tangará da Serra. O desenvolvimento propriamente dito deveu-se ao fato da região ser entroncamento rodoviário, com acesso a diferentes regiões do Estado, facilitando o fluxo migratório daqueles que vinham em busca de novos rumos.

Os primeiros colonizadores de Passa Três foram Félix José de Trindade, Ricardo Firmo da Cunha, Joaquim Marques da Silva, Antonio de Almeida e Fidêncio Ribeiro. Estas famílias foram a mola propulsora da colonização local.

O pioneiro Félix José de Trindade atribuía sua longevidade à tranquila e pacata vida levada naquelas paragens de Passa Três - Trindade morreu em 1955, aos 110 anos de idade.

Os primeiros cidadãos que se aventuraram nas lidas com o comércio local foram: Inocêncio Vieira de Almeida, Antonio Borges de Figueiredo e Sebastião Corrêa de Moraes, que traziam mercadorias para revenda da antiga vila da Passagem da Conceição, hoje distrito de Várzea Grande.

O caminho desenhado às margens do Rio Cuiabá era percorrido por comerciantes que traziam mercadorias em lombo de burros, e às vezes em carros de boi. O percurso durava 10 dias, em viagem de ida e volta. O primeiro professor do povoado de Passa Três foi Arlindo de Souza Bruno - pioneiro da educação. Depois veio o professor Alcendino Montezuma de Carvalho. Montezuma fez história em Jangada.

A Lei nº 209, de 02 de dezembro de 1945, criou o distrito de Jangada. A Lei nº 5.051, de 11 de setembro de 1976, de autoria da Bancada do PDS e PMDB, criou o município de Jangada, com território desmembrado do município de Acorizal.

Dados Gerais

Dependência Genealógica: O município de Cuiabá deu origem ao município de Acorizal, do qual originou-se o município de Jangada.

Denominação dos habitantes: Jangadenses

População: 7618 habitantes (IBGE/ contagem 2010)

IDH: O,680  (SEPLAN/2000)

Eleitores: 5.484  (TRE/2006)

Distrito: Sede.

Limites: Rosário Oeste, Acorizal, Várzea Grande e Nossa Sra. Livramento.

Distância de Cuiabá: 70 Km pela BR- 364